segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Biblioteca do Pólo

O pólo da UAB tem como principal objetivo garantir o acesso à educação formal e informal dos brasileiros em geral. Para que isso aconteça o pólo EAD torna-se um espaço educativo planejado com a finalidade de facilitar a comunicação entre estudante e professor.

Apesar das facilidades de acesso e do uso das tecnologias como ferramenta, o processo educativo faz também necessário o acesso e o uso de informação para embasar o ensino e a aprendizagem individual e coletiva.

A biblioteca do pólo é inserida na categoria de biblioteca universitária, de extrema importância para o estudo a distancia. Por isso é fundamental a cooperação continua entre a equipe do pólo para um perfeito funcionamento da mesma; e assim como o ensino a biblioteca deve estar cada vez mais se aproximando do aluno através de um trabalho dinâmico e criativo pra que todos tenham acesso a fontes novas de saberes, ampliando o direito a educação e a cidadania.


Uso de ferramentas de gestão com foco nos serviços da biblioteca


As ferramentas de qualidade são instrumentos para identificar oportunidades de melhoria e auxilia na mensuração e apresentação de resultados, visando o apoio à tomada de decisão. Ajudam a planejar, organizar e avaliar seus objetivos alem de garantir um perfeito gerenciamento do acervo, contribui na construção de uma biblioteca mais moderna e flexível que se adapte as necessidades do usuario.

Dentro de algumas ferramentas conhecidas, escolhemos a 5W2H essa ferramenta chamou a atenção por ser clara e objetiva, e sua planificação é de fácil entendimento de todos além de corresponder as necessidades da biblioteca irão contribuir para inovação da biblioteca do pólo; com o uso dessa ferramenta o trabalho da biblioteca se torna organizado, Podemos através dela aderir sugestões e idéias de toda equipe do pólo. As ferramentas são de extrema importância para o trabalho do bibliotecário, depois de conhecer e aprofundar o estudo sobre elas, torna-se indispensável o seu uso no cotidiano da biblioteca.

Ao elaborar a ferramenta, tivemos oportunidade de discutir, e trocar idéias sempre pensando na qualidade de nosso atendimento aos usuários e professores. Alem disso aprendemos a ver a biblioteca com um olhar critico, construindo sonhos de uma biblioteca moderna, dinâmica, com atuação de profissionais capacitados que busque o mesmo desejo, o desenvolvimento da biblioteca.

Nossa biblioteca está em processo de informatização e pretendemos ter um atendimento informatizado ate o começo do próximo ano letivo. Todo esse avanço na área da biblioteconomia é graças ao curso de capacitação de auxiliares de bibliotecas oferecido pela UFRGS, com aprovação do MEC, porém esse curso foi apenas o começo, ele despertou o interesse pelo estudo da biblioteconomia, queremos sempre buscar novas informações sobre biblioteca, e futuramente quem sabe não venha a ter um curso de biblioteconomia a distancia em nosso pólo, pode ser um sonho, mas com certeza se tornara realidade.

Danieli Caroline Barbosa – Bibliotecária do pólo da UAB

Nenhum comentário: